quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

pergunta

por que deus pergunta a adão: "onde está você, adão?", se ele certamente sabe onde adão está? dizem que o efeito e a intenção desta pergunta é moral e repressivo, não literal. mas então por que deus faz a adão uma pergunta de caráter irônico? por que esta obliquidade verbal naquele único momento de suposta harmonia linguística? por que ele não diz, simplesmente: "adão, não faça isso"? deus, dessa forma, se assemelha mais a uma mãe controladora do que a um pai protetor. em alguns aspectos, pode-se dizer que deus é uma ídishe mame.

6 comentários:

  1. eu diria que deus sempre faz perguntas porque nos incita a pensar, ele não gosta de dar respostas prontas, gosta de seres pensantes, curiosos, criativos.

    ResponderExcluir
  2. Bingo, Noemi. Foi da ironia de deus que nasceram a hipocrisia e o cinismo. Na hora de acertar as contas, vou levar essa na manga!

    ResponderExcluir
  3. ahahahahahahaha! ri horrores com o comentário do Flávio.

    Mas, afinal, o que disse ou diz Deus senão aquilo que cada um de nós deseja e/ou pensa ser Ele?

    O que ele disse foi narrado por alguém - que teve uma mãe controladora?!!!

    rsrs

    bom dia, Noemi!
    Sempre passo aqui para leitura - embora nunca comente.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. caro anônimo,
    acidentalmente excluí seu último comentário.
    desculpe e abraço!
    noemi

    ResponderExcluir
  5. Não se preocupe, Noemi. Era mais um comentário chato psicanalítico sobre Deus e a criação do homem. rs. Mas nada sobre o segredo da vida.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Deus eh um fanfarrão. Eu falei pra minha mãe, e ela ficou brava comigo. Ao invés d com ele! Eu qeria era me juntar a ele, mas olha, tiro o chapéu para a capacidade d 'chacotear' dele -digo, Dele.

    ResponderExcluir