terça-feira, 23 de agosto de 2011

motivo

estou lendo um ensaio em que david grossman procura explicar por que escreve. dentre muitos outros motivos, diz que um o convence mais do que todos: o desejo de ser gisella, uma de suas personagens. argumenta que o que mais o seduz é o desejo de ser o outro. fiquei pensando nisso e acho que o que mais me importa, ao escrever, é saber coisas que eu mesma sei e que não sabia que sabia. quando escrevo, sou muito melhor do que sou. descubro e digo coisas que jamais seria capaz de dizer falando. quase nunca sei o que vou escrever quando sento para fazê-lo. na verdade, escrevo para saber o que vou escrever.

6 comentários:

  1. Noemi, penso igual: meu oco é cheio de palavras, e às vezes consigo acioná-las - mas a casa é delas e sempre esteve ali.
    Estou escrevendo um 'não-sei-quê', onde cheguei a este trecho, me referindo a uma escritora: 'A escrita é um carro seguindo à noite por uma estrada desconhecida rumo a destino ignorado - neblina lá fora; Rosana aciona o desembaçador e retoma o volante.'

    ResponderExcluir
  2. escrever...isso me faz tão bem, isso me faz tão bem. essa razão basta. e te ler mesmo sem conhecer também me faz tão bem, mesmo discordando de algumas coisas. essa razão também basta.

    ResponderExcluir
  3. Para mim, escrever é registrar. Gostaria de ser talentosa. Gostaria de ser imaginativa. Gostaria de ter mais prazer escrevendo.. Mas pra mim é um ofício, que, muitas vezes, chega a ser suplício.

    ResponderExcluir
  4. Um historiador disse que 'escrever é o ato de transbordar'. Algo do tipo.

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi alguém expressar tão bem exatamente o que sinto em relação às palavras. Posso fazer uso desse teu escrito? Ainda não sei em quê, mas ele me inspirou muitíssimo...

    Claro que vou dar os devidos créditos, não se preocupe. =)

    ResponderExcluir