quinta-feira, 13 de outubro de 2011

mexerica

descobri que a maior demonstração de integração entre o homem e a natureza é a mexerica. coberta por uma pele que a protege perfeitamente, mas que é facilmente removível por dedos humanos, provocando o prazer do descasque; acondicionada em gomos simétricos e de dimensões nem muito grandes nem muito pequenas e de muito fácil separação; fundindo o sabor refrescante do amargo ao sabor infantil do doce e apresentando-se em diversas variações de cor, formato, textura e paladar, a mexerica evoluiu, ao longo de milhares de anos, exclusivamente para servir ao gozo e à inteligência humanas. além de ter esse nome, mexerica, que é quase tão lindo e bom como ela.

4 comentários:

  1. Eu não consigo dizer mexerica. No interior de São Paulo se diz mixirica.

    ResponderExcluir
  2. nos travas línguas, inventados na hora quando eramos crianças, diziamos xirimica...usavamos a casca no jogo de amarelinha, riscado com caco de telha na calçada do vizinho...cheiro e sabor de infância.

    ResponderExcluir
  3. Em poucas palavras, a melhor descrição que já vi: botânica, nutricional, antropológica, filosófica, artística, semântica ... beijos, n

    ResponderExcluir
  4. Esqueceu-se de mencionar que o gomo da mexerica tem o mesmo formato da nossa mordida, um formato meio "sorridente". É o que mais gosto nela, além disso tudo que você descreveu. :)

    ResponderExcluir