domingo, 15 de setembro de 2013

varão

sou a terceira de três filhas e minhas duas irmãs são, respectivamente, oito e doze anos mais velhas do que eu. fui a terceira tentativa de um varão. quando pequena, contavam que meu nome tinha sido escolhido porque, ao ver que eu era menina, meu pai, estrangeiro, teria dito, "no e minha". quem contava muito essa história era a tia regina, ainda acrescentando que ele se sentou na escadaria do hospital e chorou. não tenho mágoa disso e ainda fico triste por ele, que deve ter se frustrado muito. lembro da tia regina que, quando eu tocava a campainha (eu morava no trinta e dois e ela no onze), abria a porta, me via e dizia: "ói ela, com as calças do pai dela!". não tem nada a ver, mas de alguma forma, tem também.

5 comentários:

  1. Em casa foi diferente: meus pais queriam um menino e uma menina. Eu nasci primeiro, a menina só veio depois de 3 outros meninos. Minha conversa com os 3 "meninos" tem 2 linhas, dependendo que que me é mais conveniente. Às vezes digo a eles que queridos somos só minhã irmã e eu; às vezes digo que eles foram adotados :P

    ResponderExcluir
  2. certa vez minha mãe me disse que meu pai queria que ela "me" abortasse. Aquilo me incomodou um bocado. Não ter sido desejada, ainda vai, mas correr o risco de ter sido descartada, achei demais...enfim, é a vida. Antes de nascer eu não era eu, depois que nasci, ando procurando a vida inteira saber quem sou.

    ResponderExcluir
  3. Por falar em varão, passei a vida toda acreditando que "varoa" e "virago" fossem sinônimos. Só semana passada descobri que não. Gosto muito do seu blog. Parabéns e sucesso!!

    ResponderExcluir
  4. urge que nasçamos livres (dos traumas) e que possamos beber do belo cálice da vida e nos refrigeremos em lembranças vagas, para que um pai seja justo, uma mãe procriadora, e dezenas de irmãos, de mãos dadas, espalhados por este mundo ingrato, nos acolham, independentemente das saias ou das calças...

    ResponderExcluir